segunda-feira, 28 de abril de 2008

Pesquisa CNT/Sensus revela que 50,4% são favoráveis ao terceiro mandato para Lula

28/04/2008 - 11h11

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A maioria dos brasileiros apóia um terceiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira. A pesquisa mostra que, entre os entrevistados, 50,4% são favoráveis a mais um mandato para o petista, enquanto 45,4% se mostraram contrários à permanência de Lula no poder.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou menos, o que aproxima os dois índices --embora a aprovação ao terceiro mandato seja maior. "Tecnicamente, temos um empate. Mas é muito expressivo o apoio ao terceiro mandato do presidente Lula", disse o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes.

A pesquisa também mostra que, se a Constituição Federal fosse modificada para Lula disputa o terceiro mandato, o presidente ganharia com folga a disputa frente ao governador tucano José Serra (PSDB-SP). Lula receberia, segundo a pesquisa, 51,1% dos votos, enquanto Serra teria o apoio de 35,7% dos entrevistados. Outros 13,3% não opinaram ou votariam em branco ou nulo.

Com a contabilidade apenas dos votos válidos, Lula também teria o apoio de 58,8% da população, contra apenas 41,2% dos eleitores favoráveis a Serra. Nas eleições de 2006, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o petista recebeu o total de 60,8% dos votos válidos contra 39,2% recebidos por Serra.

Popularidade

O apoio ao terceiro mandato é conseqüência, segundo Guedes, da alta popularidade registrada pelo governo Lula e pelo próprio presidente. A pesquisa mostrou que o governo federal registrou a melhor popularidade em abril deste ano desde que o petista assumiu o governo em 2003.

Entre os entrevistados, 57,5% avaliaram o governo como positivo. Na pesquisa anterior, realizada em fevereiro passado, 52,7% consideraram o governo do petista positivo. Desta vez, apenas 11,3% dos entrevistados avaliaram o governo como negativo, contra outros 29,6% que o consideram regular.

A avaliação pessoal do presidente Lula também subiu de 66,8% para 69,3% de fevereiro a abril deste ano. Somente 26,1% desaprovaram o presidente, enquanto 4,7% não responderam. Os índices de popularidade de Lula só perderam, em abril de 2008, para as avaliações de sua popularidade registradas em 2003 --o ano em que foi empossado no cargo --quando obteve 83% de aprovação.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre 21 e 25 de abril em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas.

Leia mais

* Governo do presidente Lula tem melhor avaliação desde 2003, diz CNT/Sensus
* Lula é o sexto presidente mais bem avaliado da América; Uribe lidera pesquisa
* Aprovação a Lula atinge 55% e bate recorde desde Collor
* Bom desempenho da economia influencia avaliação positiva de Lula, diz CNI
* Avaliação positiva do governo Lula atinge maior nível desde 2003, diz CNI/Ibope

Livraria

* Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
* André Singer relata em livro formação do Partido dos Trabalhadores; leia introdução

Especial

* Leia mais sobre o Datafolha
* Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Grande maioria do Senado se diz contra terceiro mandato

11/04/2008 - 03h08

a Folha Online

Hoje na Folha A maior parte do Senado Federal afirma rejeitar a proposta de alterar a Constituição para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa disputar um terceiro mandato consecutivo em 2010, revela reportagem de Lucas Ferraz, Simone Iglesias e Ranier Bragon publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo enquete feita pela Folha, de 67 senadores que opinaram, 65 são contra sob o argumento de que a medida é "golpe" e "casuísmo". Apesar disso, a maioria é a favor de acabar com a possibilidade de reeleição e ampliar os mandatos -de quatro para cinco anos--, desde que só valha após 2010.

Pesquisa Datafolha publicada em dezembro mostrou que 65% dos ouvidos eram contra uma re-reeleição para Lula. Para aprovar uma emenda constitucional no Senado, é necessário o apoio de três quintos da Casa --49 dos 81 senadores.

Na quarta-feira (9), o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) divulgou a PEC (proposta de emenda constitucional) que prevê a extensão dos mandatos eletivos e acaba com a reeleição.

Leia cópia do fac-símile da PEC.

No texto da proposta não há qualquer menção a uma segunda reeleição. Na opinião de especialistas, a possibilidade de uma segunda reeleição teria de estar explícita na PEC.

Em reunião com senadores e deputados petistas na última terça (8), Lula voltou a rechaçar a hipótese de que vai tentar disputar um terceiro mandato e cogitou romper com o PT se for pressionado pelo partido.

"Ele [Lula] disse com muita ênfase: 'se o PT me obrigar ao terceiro mandato, eu rompo com o PT'", contou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), após o encontro no Planalto. "Eu fiquei convencido de que ele não quer saber de um terceiro mandato."