Processo Hominização (Divulgarão: Painel do Professor Paim)
1. PRÉ-HISTÓRIA 2.
- A Pré-História abarca um período de tempo muito longo, desde há mais de 4 milhões de anos até cerca de 4000 a.C., quando surgiu a escrita nas primeiras civilizações.
- Mas nem sempre o Homem habitou a terra...
5. Tudo era muito mais perigoso... ainda bem que não havia Homens na Terra! 6.
- Há cerca de 20 milhões de anos, ocorreram alterações climáticas muito importantes em África: o clima tornou-se muito mais seco e quente e as grandes Florestas deram origem às Savanas. Por isso as árvores escasseavam.
Da Floresta à Savana e a Hominização 7. Descoberta de Australopitecos em África, o continente “Berço da Humanidade” 8. Como já não era possível viver nas árvores, os primatas tiveram que se adaptar a viver na Savana, um espaço mais aberto e menos arborizado.
- Não era totalmente bípede.
- Não sabia fazer instrumentos, mas usava seixos quebrados.
- Este nosso antepassado chamava-se Australopiteco (um macaco do sul) e viveu há 4 milhões de anos.
9.
- E teve de aprender a defender-se dos perigos e de predadores para sobreviver.
- Era sobretudo vegetariano, mas na sua alimentação já havia uma componente de proteínas animais, de presas encontradas e abandonadas.
10.
- O Australopiteco ao longo de muito tempo foi-se adaptando à nova vida. Ocorreram, então, modificações muito importantes no seu corpo, particularmente na coluna, no crânio e nas mãos.
- Foi ficando com uma postura mais vertical.
- As mãos começavam a conseguir mexer o polegar.
- A capacidade craniana ia aumentando.
11. A Importância da Bipedia 12. Em 1978, os arqueólogos encontraram, na Etiópia, o esqueleto da nossa “Avó Ancestral” – denominada então de Lucy, porque aqueles estavam a ouvir a música “Lucy in the Sky with Diamonds”, dos Beatles. Uma análise do seu esqueleto permitiu concluir que se tratava de um indivíduo do sexo feminino, com cerca de 20 anos e 1,20m de altura. 13. Australopiteco Afarensis Australopiteco Africanus Algumas variantes da espécie Australopitecos 14. Há cerca de três milhões e trezentos mil anos, devido à evolução que resultou da adaptação ao meio, surgiu o HOMO HABILIS.
- Era bípede e mais vertical.
- A sua capacidade craniana aumentou e por isso era mais inteligente (700 cm3).
- Sabia fazer instrumentos de pedra e de madeira.
16.
- Ainda era necessário comer carne crua
A capacidade craniana aumentou Mas era muito habilidoso!! 17.
- Os Bifaces : serviam para caçar; raspar e cortar a carne.
18. Há cerca de 1.600 000 anos devido à luta pela sobrevivência, os hominídeos evoluíram e surgiu então o HOMO ERECTUS
- Possuía uma linguagem rudimentar.
19. A descoberta do Fogo modificou muito a sua vida. 20. A Importância da Invenção do Fogo 21. Com a descoberta do fogo, era possível comer carne cozinhada. Os dentes já não precisavam de ser tão fortes, e a capacidade craniana aumentou: 900 a 1100 cm3. Desse facto, a não necessidade de ter maxilares tão proeminentes. O Homo Erectus possuia, também, uma verticalidade mais perfeita o que o tornava mais inteligente. 22. O Homo Erectus, oriundo da África, foi o primeiro a emigrar para a Ásia e a Europa, onde foram descobertos vestígios seus. O clima mais frio destes continentes determinou a importância do domínio do fogo, que contribuiu para o surgimento das primeiras famílias. Emigração do Homo Erectus(setas a amarelo) 23. Há 120.000 existiu um Hominídeo mais desenvolvido e por isso conhecido por Homo Sapiens.
- Era totalmente bípede e vertical.
- Mais inteligente (capacidade craniana de 1500cm3)
- Fabricava pontas; lascas e bifaces mais perfeitos
- Caçava grandes animais em grupo
24.
- Vivia em grupos, construía tendas ou ocupava temporariamente cavernas e caçava de uma forma organizada. Era a época dos Grandes Caçadores , com técnicas muito aperfeiçoadas.
25. Era necessário caçar em grupo e pensar em boas estratégias de caça. 27. Havia animais muito perigosos, mas suficientemente grandes para se alimentarem. Tigre de dentes de Sabre Mamute Lanudo Bisonte 28. Há 40.000 anos já havia o HOMO SAPIENS SAPIENS que era semelhante ao Homem actual
- Era inteligente (1500cm3 de capacidade craniana)
- Fabricava arcos; flechas; arpões; agulhas; lâminas...
- Fazia pinturas nas paredes das cavernas
29. PINTURAS RUPESTRES 30. 1 2 3 4 5 Para fabricar utensílios, foi utilizada a técnica da Lascagem com martelos de ossos e de madeira. Legenda: 1. lâmina; 2. raspador; 3. ponta de seta; 4. perfurador; 5. buril. Fabrico de Utensílios 31. Instrumentos do Homo Sapiens Sapiens Propulsor de osso Folha de Loureiro Biface Lâmina Arco e flecha Perfurador Machado de mão em silex Arpão em marfim 32.
- Como a maior parte dos instrumentos, que se faziam nesta época, eram de pedra lascada, chama-se a este período da Pré-História: Paleolítico.
- O Período Paleolítico é também, e por isso, conhecido como “Idade da Pedra Lascada”.
- Este período iniciou-se com as origens do Homem e terminou com a descoberta da Agricultura em 8000 a.C.
33. EVOLUÇÃO DO HOMINÍDEO AO HOMEM 34. A Evolução foi muito lenta e muitos hominídeos extinguiram-se. 35. O esqueleto foi-se modificando. Homo Habilis Homo Erectus Homo Sapiens 36. A capacidade craniana foi-se sempre desenvolvendo e a inteligência também. 37. Nós somos o resultado do processo de HOMINIZAÇÃO: a evolução lenta e longa, a níveis físico e intelectual, do Hominídeo ao Homem Actual. 38. Como o homem dependia exclusivamente da Natureza para sobreviver, desenvolveu uma Economia Recolectora . Conforme a alteração das estações do ano, foi obrigado a deslocar-se temporariamente à procura de alimentos, tornando-se num Nómada. 39. Será que o processo de Hominização já terminou? Olha para esta figura, que é uma brincadeira e tira as tuas conclusões… Qual será o objectivo desta imagem? Fim Recomendadas White Label para Meios de Pagamentos White Label para Meios de Pagamentos Oruspay Customizza Conteúdo patrocinado Cómo presentar y enganchar a tu público
https://pt.slideshare.net/bibfrancabrita/processo-hominizao
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial