sexta-feira, 11 de abril de 2008

Grande maioria do Senado se diz contra terceiro mandato

11/04/2008 - 03h08

a Folha Online

Hoje na Folha A maior parte do Senado Federal afirma rejeitar a proposta de alterar a Constituição para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa disputar um terceiro mandato consecutivo em 2010, revela reportagem de Lucas Ferraz, Simone Iglesias e Ranier Bragon publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo enquete feita pela Folha, de 67 senadores que opinaram, 65 são contra sob o argumento de que a medida é "golpe" e "casuísmo". Apesar disso, a maioria é a favor de acabar com a possibilidade de reeleição e ampliar os mandatos -de quatro para cinco anos--, desde que só valha após 2010.

Pesquisa Datafolha publicada em dezembro mostrou que 65% dos ouvidos eram contra uma re-reeleição para Lula. Para aprovar uma emenda constitucional no Senado, é necessário o apoio de três quintos da Casa --49 dos 81 senadores.

Na quarta-feira (9), o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) divulgou a PEC (proposta de emenda constitucional) que prevê a extensão dos mandatos eletivos e acaba com a reeleição.

Leia cópia do fac-símile da PEC.

No texto da proposta não há qualquer menção a uma segunda reeleição. Na opinião de especialistas, a possibilidade de uma segunda reeleição teria de estar explícita na PEC.

Em reunião com senadores e deputados petistas na última terça (8), Lula voltou a rechaçar a hipótese de que vai tentar disputar um terceiro mandato e cogitou romper com o PT se for pressionado pelo partido.

"Ele [Lula] disse com muita ênfase: 'se o PT me obrigar ao terceiro mandato, eu rompo com o PT'", contou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), após o encontro no Planalto. "Eu fiquei convencido de que ele não quer saber de um terceiro mandato."

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial