terça-feira, 26 de novembro de 2013

Panorama Politico (O Globo - Ilimar Franco)
Candidaturas auxiliares
         Os candidatos nanicos estão nas contas do PSDB para levar para o segundo turno a eleição presidencial. O desempenho de Aécio Neves e Eduardo Campos (PSB) não dão hoje esta segurança. Por isso, os tucanos contam na corrida sucessória com o pastor Everaldo (PSC); o senador Randolfe Rodrigues (PSOL); e, ainda, a ex-vereadora Sonia Francine (PPS). Estas articulações já estão em curso.

Turbinando as obras
A presidente Dilma volta a bater o bumbo no dia 10 de dezembro. Nesta data, ela e um séquito de ministros do governo, estarão nas usinas de Girau e Santo Antônio, em Rondônia. Ela vai inaugurar o início das operações das usinas e a primeira linha de transmissão que levará a energia gerada, pelo rio Madeira, ao sistema integrado nacional. Serão inauguradas algumas turbinas e isto significa que a presidente Dilma pretende voltar ao empreendimento outras vezes durante o ano que vem. Acontece que, quando concluídas, as usinas de Girau terá 46 turbinas e a de Santo Antônio 50 turbinas. A ideia no governo é, como se diz, chupar até o último bagaço da laranja.
O clima é de tristeza. Tem gente que não esperava de fato que isso pudesse vir a acontecer um dia

André Vargas
Vice-presidente da Câmara (PR), sobre a prisão dos petistas condenados pelo mensalão
À beira do gramado
O ex-deputado Bispo Rodrigues, condenado a seis anos e três meses no mensalão, instalou-se num flat em Brasília e vai comandar uma das igrejas da Universal. Ontem, ele reuniu-se com outro condenado: Valdemar da Costa Neto (PR).

Tudo azul?
Ninguém confirma no PSDB que foi dado um empurrão para que o deputado Eduardo Azeredo, reú do mensalão mineiro, deixe o partido. Ele mesmo esta convencido que será inocentado. Diz que das 25 testemunhas só uma o cita. E, relatou à bancada, que abriu mão do recurso protelatório de pedir para dar um novo depoimento.
A explicação
O presidente do PPS, deputado Roberto Freire, na conversa com o candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, explicou sua preferência pessoal por Eduardo Campos (PSB). Freire teme que o socialista fique isolado e desista de concorrer.
O que rola no PMDB
A presidente Dilma e o governador Cid Gomes (PROS) estariam avançando na construção da chapa no Ceará. Depois do senador Eunício Oliveira (PMDB) ter reclamado para ela e o ex-presidente Lula, estaria se formando a chapa com Eunício ao governo, Zezinho Albuquerque (PROS) a vice (ele é presidente da Assembleia e ligado a Cid) e Inácio Arruda (PCdoB) ao Senado.
Montando o quebra cabeças
Segundo esta articulação, o PT não poderia retirar o apoio à reeleição de Inácio Arruda (PCdoB), que tem 25% nas pesquisas. Além disso, o suplente de Eunício, o petista Valdemir Catanho, é ligado a ex-prefeita Luizianne Lins.

No pé do ouvido
Depois de se reunir com o governador Cid Gomes (PROS-CE), no Palácio da Abolição, sexta-feira, a presidente Dilma pediu uma conversa reservada com o ex-ministro Ciro Gomes. O encontro durou 40 minutos. Dilma saiu sem comentar nada.
O ministro Marcelo Crivella (Pesca) desconversa: “Sou candidato ao governo do Rio, não havendo a mais remota possibilidade de ser candidato a vice”.