Dilma oferece ajuda após estado de calamidade pública em Teresópolis (Postado por Erick Oliveira)
Após a decretação de estado de calamidade pública em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, o governador Sérgio Cabral entrou em contato, nesta quarta-feira (12) com a presidente Dilma Rousseff. Por determinação dela, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, vai sobrevoar a região nesta tarde.
De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, Dilma também telefonou nesta quarta para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para colocar os ministérios da Integração e da Defesa à disposição do estado. Segundo a assessoria, o governo já disponibilizou medicamentos e recursos da Defesa Civil para atendimentos emergenciais em São Paulo e no Rio de Janeiro.
De acordo com o governo do Rio, a União dará todo o apoio ao estado, por meio dos ministérios da Integração Nacional, da Defesa, da Saúde, do Desenvolvimento Social, do Meio Ambiente e dos Transportes.
O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, Flávio Luiz de Castro, confirmou nesta quarta-feira, que 54 pessoas morreram no município desde que começaram as chuvas na Região Serrana do Rio, na terça-feira (11). Ao todo, o número de vítimas fatais na Região Serrana chega a 63.
Na parte da manhã, o governador já havia orientado todas as secretarias e áreas operacionais do estado para que intensificassem o trabalho que já estavam realizando, por conta das fortes chuvas dos últimos dias, junto aos municípios atingidos.
Nesta quinta-feira (13), Cabral irá à Região Serrana. O governador disse, em nota oficial, que lamenta profundamente a perda de vidas na tragédia e manifesta a sua solidariedade às famílias, inclusive às dos bombeiros que morreram no momento em que se deslocavam, em Friburgo, para cumprir o dever de salvar vidas.
Cabral pede ajuda à Marinha
O governador Sérgio Cabral solicitou ao almirante Júlio Moura, comandante da Marinha, aeronaves para o deslocamento de tropas e equipamentos do Corpo de Bombeiros para o socorro às vítimas na Região Serrana do Rio.
O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, já está na Região Serrana acompanhando o trabalho de resgate a vítimas. Pelo Twitter, o governo do estado informou que helicópteros estão sendo mobilizados para o transporte das equipes da Defesa Civil estadual e de equipamentos para reforçar os trabalhos de resgate na Região Serrana.
No distrito de Itaipava, a água atingiu dois metros e meio de altura em alguns pontos da região. A Defesa Civil da prefeitura de Petrópolis explica que “toda vez que chove muito nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, a água que desce da serra provoca o transbordamento do rio Santo Antônio, causando os alagamentos”.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial