domingo, 31 de outubro de 2010

Imprensa internacional destaca vitória de Dilma

Jornais de todo o mundo destacam eleição da primeira mulher presidente do Brasil
Do R7
A eleição da primeira mulher presidente do Brasil ganhou grande destaque na imprensa internacional. A vitória de Dilma Rousseff ganhou as manchetes de vários jornais, de várias partes do mundo. Veja as capas dos jornais
Dilma, em dez imagens
Veja a trajetória da presidente
O espanhol El País destacou, em sua manchete principal, que Dilma é “a primeira mulher a conseguir a Presidência do Brasil”. O jornal diz que ela terá à sua frente “uma tarefa formidável [que é governar] um dos países que melhor representam a emergência das novas potências mundiais”.
O americano The Wall Street Journal destaca, também em sua manchete principal, que “Dilma Rousseff ganha a votação no Brasil”. O diário diz que “a ex-guerrilheira marxista, que se tornou uma poderosa ministra, se tornou a primeira mulher presidente do Brasil numa vitória selada pela prosperidade econômica e a alta popularidade de seu antecessor e mentor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. O francês Le Monde também destacou a vitória da petista em sua manchete principal. O jornal diz que “ausente de carisma, mas com a reputação de ‘dama de ferro’ quando esteve no governo, Dilma Rousseff foi presa e torturada no início dos anos 1970, ao combater a ditadura. Quase desconhecida há poucos meses, esta tecnocrata deve sua ascensão ao papel ativo do presidente [Lula]”.
“Brasileiros apostam no modelo de Lula”, diz La Nación
O americano The New York Times disse que “a ex-guerrilheira Dilma Rousseff ganhou as eleições do Brasil neste domingo após prometer continuar com as políticas que tiraram milhões de pessoas da pobreza e fizeram do Brasil uma das mais pujantes economias”.
A rede CNN em espanhol confirmou a vitória de Dilma e falou sobre as festas programadas para a comemoração.
O argentino La Nación destaca, no principal espaço de sua página, que “Dima é a nova presidente do Brasil”. O jornal diz que “os brasileiros apoiaram a continuidade do modelo de sucesso construído por Lula”.
O também argentino Clarín diz na manchete principal que “Dilma abre vantagem sobre Serra e se torna a nova presidente do Brasil”.
O italiano La Reppublica diz: “Brasil, é hora de Dilma”, destacando que a petista se impôs sobre o candidato de “origem calabresa”, José Serra, em razão da popularidade de Lula.
O jornal austríaco Der Standard colocou a manchete: “Rousseff será a primeira presidente do Brasil”. O suíço 20 Minuten também destacou em sua manchete: “Dilma Rousseff é a sucessora de Lula”.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial